Blog oficial da Congregação de Marcos Freire liderada pelo Evangelista Luiz Andre.

domingo, 18 de março de 2012

LEIA A BIBLIA - Juízes 6

>
> ---------------------------------------------------------------------
> Texto bíblico: Juízes 6
>
> Juízes - cap. 6
>
> 6:1 O povo de Israel pecou contra Deus, o SENHOR, e por isso ele
> deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos.
> 6:2 Os israelitas se escondiam dos midianitas em cavernas e em outros
> lugares seguros nas montanhas porque os midianitas eram mais fortes do
> que eles.
> 6:3 Todas as vezes que os israelitas semeavam, os midianitas vinham
> com os amalequitas e os povos do deserto e os atacavam.
> 6:4 Acampavam na terra e destruíam as suas colheitas até o sul,
> perto de Gaza. Não deixavam nada para os israelitas viverem - nem ao
> menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento.
> 6:5 Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos
> como gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para
> contar. Vinham para destruir a terra,
> 6:6 e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas
> pediram socorro a Deus, o SENHOR.
> 6:7 Quando eles oraram ao SENHOR por causa dos midianitas,
> 6:8 ele mandou um profeta, que lhes disse: - Assim diz o SENHOR, o
> Deus de Israel: "Eu tirei vocês da escravidão do Egito.
> 6:9 Eu os livrei dos egípcios e dos que lutaram contra vocês aqui,
> nesta terra. Expulsei os seus inimigos e dei a vocês a terra deles.
> 6:10 Eu disse que sou o SENHOR, o Deus de vocês, e que vocês não
> deviam adorar os deuses dos amorreus, que viviam nesta terra. Mas
> vocês não quiseram me ouvir."
> 6:11 Então o Anjo do SENHOR veio e sentou-se debaixo de um carvalho
> que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás,
> que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando
> trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não
> o encontrassem.
> 6:12 Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse: - Você é
> corajoso, e o SENHOR está com você!
> 6:13 Gideão respondeu: - Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por
> que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas
> coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o
> SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e
> nos entregou aos midianitas.
> 6:14 Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: - Vá com toda a sua
> força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está
> mandando que você vá.
> 6:15 Gideão respondeu: - Senhor, como posso libertar Israel? A minha
> família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa
> menos importante da minha família.
> 6:16 Mas o SENHOR disse: - Você pode fazer isso porque eu o ajudarei.
> Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.
> 6:17 Gideão respondeu: - Se tu estás contente comigo, então dá-me
> uma prova de que és tu mesmo que estás falando.
> 6:18 E, por favor, não vás embora até que eu te traga uma oferta. -
> Eu ficarei aqui até você voltar! - disse Deus.
> 6:19 Então Gideão entrou, cozinhou um cabrito e fez pão sem
> fermento com mais ou menos dez quilos de farinha. Pôs a comida numa
> cesta e pôs o caldo numa panela. Levou tudo e entregou ao Anjo do
> SENHOR, que estava debaixo do carvalho.
> 6:20 Então o Anjo ordenou: - Ponha a carne e o pão nesta pedra e
> derrame o caldo em cima. Gideão fez o que ele mandou.
> 6:21 Em seguida o Anjo estendeu o bastão que tinha na mão e tocou
> com a sua ponta a carne e o pão. Então saiu fogo da pedra e queimou
> a carne e o pão. E o Anjo desapareceu.
> 6:22 Aí Gideão compreendeu que era mesmo o Anjo do SENHOR que ele
> tinha visto. E disse, apavorado: - Ai de mim, SENHOR, meu Deus! Eu vi
> o Anjo do SENHOR face a face!
> 6:23 Mas o SENHOR respondeu: - Não fique com medo. Tudo está bem.
> Você não morrerá.
> 6:24 Gideão construiu ali um altar para Deus, o SENHOR, e o chamou de
> "O SENHOR é paz". E até hoje esse altar está em Ofra, cidade que
> pertence às famílias de Abiezer.
> 6:25 Naquela noite o SENHOR disse a Gideão: - Leve o touro que
> pertence a seu pai e outro touro de sete anos e derrube o altar do
> deus Baal que é do seu pai e também o Poste-ídolo que está ao seu
> lado.
> 6:26 Nesse lugar alto e seguro, faça para o SENHOR, seu Deus, um
> altar de pedras bem arrumadas. Depois pegue o segundo touro e a
> madeira do poste arrancado e queime tudo no altar como sacrifício.
> 6:27 Gideão levou dez dos seus empregados e fez o que o SENHOR tinha
> dito. Porém, como estava com medo da sua família e do povo da
> cidade, em vez de fazer isso de dia, fez de noite.
> 6:28 De madrugada, quando os homens da cidade se levantaram, acharam o
> altar de Baal e o Poste-ídolo derrubados e o segundo touro queimado
> no altar que tinha sido construído ali.
> 6:29 E perguntavam: - Quem será que fez isso? Procuraram saber e
> descobriram que tinha sido Gideão, filho de Joás.
> 6:30 Então disseram a Joás: - Traga o seu filho aqui para ser morto
> porque ele derrubou o altar de Baal e o Poste-ídolo.
> 6:31 Mas Joás disse a todos os que estavam ali reunidos contra ele: -
> Vocês estão defendendo Baal? Quem o defender será morto antes do
> amanhecer. Se Baal é deus, que ele mesmo se defenda. O altar dele é
> que foi derrubado.
> 6:32 Daquele dia em diante, Gideão passou a ser chamado de Jerubaal,
> pois Joás tinha dito: "Que Baal mesmo se defenda. O altar dele é que
> foi derrubado."
> 6:33 Então todos os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto
> se juntaram, e atravessaram o rio Jordão, e acamparam no vale de
> Jezreel.
> 6:34 E o Espírito do SENHOR dominou Gideão. Ele tocou uma corneta
> feita de chifre de carneiro, e os homens do grupo de famílias de
> Abiezer foram juntar-se a ele.
> 6:35 Gideão enviou também mensageiros para chamar os homens das
> tribos de Manassés, de Aser, de Zebulom e de Naftali. E eles também
> foram se juntar a ele.
> 6:36 Então Gideão disse: - Ó Deus, tu disseste que queres me usar
> para libertar o povo de Israel.
> 6:37 Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o
> trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão
> em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu
> realmente me usarás para libertar Israel.
> 6:38 O que ele disse aconteceu. Na manhã seguinte Gideão se
> levantou, espremeu a lã, e dela saiu água que deu para encher uma
> tigela.
> 6:39 Então ele pediu a Deus: - Não fiques zangado comigo. Mas deixa
> que eu fale só mais uma vez. Deixa, por favor, que eu faça mais uma
> prova com a lã. Que desta vez a lã fique seca, e que haja orvalho
> somente no chão em volta dela!
> 6:40 E Deus fez isso naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em
> volta ficou coberto de orvalho.
>
> ----------------------------------------------------------------------
> DIVULGUE COM TODOS OS SEUS CONTATOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário